ATENÇÃO!
A versão seu navegador é insegura!
Este Site, usa recursos avançados de programação, que seu navegador, por ser muito antigo, não consegue processar corretamente.
Para uma melhor experiência, e segurança, siga as recomendações abaixo.
Por favor, atualize seu navegador, ou instale as versões a seguir:
Google Chrome (recomendado) |
Firefox |
Internet Explorer 10 ou 11
Clique Aqui, e veja porque é importante manter seu navegador sempre atualizado
Para algumas raças específicas, como a Shih-Tzu e a Schnauser, a tosa higiênica é um compromisso inadiável, já que, com uma quantidade gigantesca de pelos em seus corpos, os cães de tais raças podem se deparar com diversas situações desagradáveis em função da falta de corte na pelagem.
A tosa higiênica pode ser considerada uma necessidade na vida dos cachorros, e não um luxo, como é pensado por alguns. Ajudando a manter a saúde do animal por meio da prevenção do acúmulo de sujeiras em seus pelos, esse serviço é indicado a todo tipo de cão com pelos longos, sendo que, quanto maior for o comprimento da pelagem de seu pet, maior deve ser a frequência das tosas.
Além das raças Shih-Tzu e a Schnauzer, os cães Maltês, Yorkshire, Poodle, Lhasa Apso e Collie também entram na lista dos que precisam de visitas ao pet shop com frequência para aparar os pelos. No entanto, nenhum cachorrinho deve ficar de fora das tosas higiênicas, já que mesmo os cães de pelos mais curtos podem ser beneficiados com este cuidado a mais.
Nesse tipo de processo, há algumas áreas determinadas para que a remoção de pelos seja concentrada, incluindo, principalmente, as regiões da sola das patas, da barriga, da área íntima e do ânus. Cada uma dessas áreas destaca motivos específicos e quase óbvios para necessitar de cuidado mas, todos eles, tem uma razão em comum: a higiene.
Na área das almofadinhas da sola das patas dos cães (chamada de coxim e também conhecida por almofadas plantares), a razão principal para a retirada de pelos é evitar que o animal escorregue na própria pelagem, que cresce bastante na região e dificulta a movimentação do animal sem acidentes.
Na regão da barriga (onde, por serem mais finos, os pelos tem maior chance de se embaraçar) a razão para a importância da tosa é a mesma que nas áreas íntimas: impedir o acúmulo de sujeira. Por serem regiões diretamente ligadas às àreas de evacuação dos cãezinhos, é possivel que restos de urina ou fezes fiquem agarrados à pelagem do animal depois de fazerem suas necessidades, e este é um ambiente perfeito para a proliferação da bactérias e parasitas que podem trazer doenças de diversos tipos e níveis de gravidade ao pet.
Consulte o veterinário, agende seu banho e a tosa higiênica!